A diferença entre justiça e vingança
Justiça é execução, sem excepção, das leis e dos direitos impostos e acordados por um conjunto de pessoas. É “fazer o que está certo…”
Vingança, por outro lado, é uma espécie de “justiça” mas que nos parece certa naquele momento, normalmente excede a violência das leis. É um acto de castigo ou punição.
Na aula falámos sobre este tema por causa do acto de Eneias para com Turno, pois Eneias mata-o no confronto final apesar dele lhe pedir para não o fazer e ser piedoso. Foi-nos então pedido para classificar este acto como sendo de vingança ou de justiça. Na minha opinião Eneias fá-lo pensando que esta a fazer justiça, pois só o faz porque se recorda de Turno a matar o seu amigo e companheiro Palante. Penso que Eneias só chega a matar Turno, não por este lhe ter declarado guerra, mas por Turno ter morto o seu amigo. Temos também que considerar que era outro tempo, que estavam em guerra, e isso fazia com que o “significado” de justiça fosse outro. Mas, pensando no contexto «leis» como conhecemos hoje, a lembrança de Palante faz Eneias virar a cabeça, tornando este acto um acto e vingança, nas leis de hoje!
Catarina Silva